top of page
Buscar

Museu Palácio Cruz e Sousa, um lugar de muitas histórias...

  • familiafalcao
  • 7 de mar. de 2017
  • 1 min de leitura

O sobrado colonial foi construído pelo governador Brigadeiro José da Silva Paes com o objetivo de torná-lo o Palácio do Governo do Estado.

A exata data da construção é desconhecida, mas há registros do prédio no ano de 1785.

O Palácio foi palco de diversas solenidades e acontecimentos políticos e militares, dentre eles visitas dos imperadores Dom Pedro I e II. O “Palácio Rosado” foi o berço de Afonso Escragnolle Taunay, filho do então presidente da província, o Visconde de Taunay.

Do casarão Colonial ao Museu

A casa do governo nem sempre manteve a mesma arquitetura. Na construção, os detalhes portugueses e açorianos eram visíveis e a cor do prédio era branca, o que denotava a simplicidade do colonialismo. Em 1785, o prédio era dividido em três seções e dois pavimentos.

No século XIX, a casa ganha um olhar moderno e perde a simplicidade de casarão. Ampliada em 1977, é acrescentada a arte do neoclassicismo. Em 1979, o edifício foi rebatizado de Palácio Cruz e Sousa, uma homenagem ao poeta catarinense de mesmo nome. Cinco anos mais tarde, o Palácio é tombado como Patrimônio Histórico de Santa Catarina e passa por nova restauração.

Em 1986, o local é reaberto e se torna o Museu Histórico de Santa Catarina Palácio Cruz e Sousa.


 
 
 

Comentários


Últimos Posts
Arquivo
Tags
bottom of page